Estado Novo

Collection by Rui Alves • Last updated 12 hours ago

14 
Pins
  Vintage Posters, Vintage Photos, History Of Portugal, Old Scool, Nostalgic Pictures, Nostalgia, History Activities, Family Roots, In Vino Veritas

Ensino Primário

Muitos foram os métodos e manuais de ensino da ortografia e aritmética para a língua portuguesa, utilizados ao longo dos séculos e que aqui ilustro com alguns exemplos. "Orthographia da Lingoa Portvgvesa" de 1576 "Ortografia da Lingva Portvgveza" de 1671 "Nova Escola" de 1772 Algumas páginas da "Nova Escola" Já em 1844 era publicado o “Resumo da Historia de Portugal” por Emilio Achilles Monteverde, cuja capa dum raro exemplar aqui publico, e que me foi gentilmente cedida pelo Sr. Pedro Cruz…

Just love, this “Estado Novo” art Vintage Advertising Posters, Vintage Travel Posters, Vintage Advertisements, Vintage Ads, Henri De Toulouse Lautrec, Spain And Portugal, Portugal Travel, Animated Movie Posters, Japanese Animated Movies

Turismo de Portugal em Paris

A nível externo, o “Secretariado de Propaganda Nacional” (SPN), criado em 1933, desenvolveu a seguinte actuação: colaboração com todos os organismos portugueses de propaganda existentes no estrangeiro; superintendência em todos os serviços oficiais de imprensa que actuassem fora de Portugal; realização de conferências e incentivo ao intercâmbio com jornalistas e escritores; elucidação da opinião internacional sobre a acção exercida nas colónias portuguesas; promoção e patrocínio das…

... dos Apagadores de quadro

Hugo Silva

Facist Novo Estado poster from Portugal, cool design. Old Pictures, Vintage Postcards, Vintage Advertisements, Cool Designs, Nostalgia, Advertising, Retro, Civilization, Art Deco

Propaganda do Estado Novo (5)

União Nacional em 1939 … … e em 1941 Presidenciais de 1949 Panfletos e cartazes in: Biblioteca Nacional Digital, Ephemera

Propaganda do Estado Novo (6)

Portuguese Constitution of 1933

Constituição Portuguesa de 1933

O golpe de 28 de Maio de 1926 veio originar o Estado Novo, um sistema político autoritário, anticomunista, nacionalista e corporativista, no contexto de uma lógica formalmente republicana que era concretizada, no dizer do manifesto da União Nacional de 1930, na ideia de uma República Nacional e Corporativa. A transição completou-se com a aprovação da Constituição de 1933, elaborada por um grupo de professores de Direito convidados pelo Presidente do Conselho Dr. Oliveira Salazar, a qual…

Escola Portuguesa

...continuação Com o projecto do Ministro António Carneiro Pacheco, as primeiras letras bastariam para que a Nação aprendesse a lição de Oliveira Salazar. Para comemorar o 10º aniversário da investidura do Dr. Oliveira Salazar como Ministro das Finanças, foi editada uma pequena colecção de cartazes intitulada "Escola Portuguesa" no ano de 1938. Estas gravuras foram desenhadas por Martins Barata eram colocadas nos estabelecimentos de ensino. As disciplinas ministradas nestas escolas…

Motoristas de domingo

Automóveis, comboios, aviões e navios jogaram um papel substancial na revolução social dos anos 20 e 30 do século XX. O Modernismo glorificou a máquina numa vertigem de velocidade e cosmopolitanism…

Lisbon 1147 - vintage commemorative poster, representing Saint Jorge on his horse, symbol of the city. Vintage Advertisements, Vintage Ads, Tourism Poster, Retro Poster, Vintage Travel Posters, Illustrations Posters, Design Art, Images, Portuguese Empire

Cartazes publicitários portugueses 1931-1960

1931 A função do cartaz publicitário é promover bens ou serviços cujo consumo se pretende fomentar. É normalmente constituído pelos seguintes elementos: ilustração, slogan, logótipo, texto e título de apresentação, ainda que um ou mais destes elementos possam não estar presentes. O cartaz publicitário surge em 1818 com a invenção da litografia pelo checo Aloysius Senefelder (1771-1834), a qual permitia a duplicação de gravuras. A partir daí os cartazes publicitários foram utilizando as…

Os "dez mandamentos" do Estado Novo

SAPO Mobile notícias, desporto, e-mail, blogs, tempo, horóscopo, cinema, blogs, classificados e muito mais!

Na Guerra do Ultramar - Francisco Daniel Roxo

Uma história sobre um dos meus Heróis de sempre. O lendário "Comandante Roxo" Com ...

With debates over the public history of empire and colonialism intensifying across Europe, Afonso Dias Ramos explores the controversy in Portugal over the use of the term “Discoveries” to encompass…

Debater “descobertas”: colonialismo e história pública em Portugal

As tentativas de escrever um passado consensual aumentam apenas à medida que a polarização do presente se aprofunda. Isso pode ajudar a explicar por que, numa época em que o futuro da história imperial parece longe de ser resolvido, muitos estão na defensiva e ansiosos para preservar uma imagem brilhante do colonialismo desprovido de suas agonias. Exemplos são visíveis em todo o mundo ocidental. Em 2005, o parlamento francês aprovou uma lei que obrigava as escolas nacionais a enfatizar "o…