Explora História Da Bahia, Salvador Bahia e outros!

Ladeira de São Bento. 1909.  Foto de Livia Sodre.

Ladeira de São Bento. 1909. Foto de Livia Sodre.

Antiga Rua de São Pedro, atual av. Sete de Setembro. Este foto foi publicada em cartão postal da Litho-Typ. Almeida. O selo do correio data de 15/04/1908. Esta época é anterior à demolição de Igreja de São Pedro, que estava justamente atrás do fotógrafo.

Antiga Rua de São Pedro, atual av. Sete de Setembro. Este foto foi publicada em cartão postal da Litho-Typ. Almeida. O selo do correio data de 15/04/1908. Esta época é anterior à demolição de Igreja de São Pedro, que estava justamente atrás do fotógrafo.

Salvador London News- Esta ilustração foi publicada, em novembro de 1864, no Illustrated London News, uma revista inglesa ilustrada que circulou por 161 anos, de 1842 a 2003. Está assinada por Mason Jackson (1819-1903), editor de arte da revista, que fazia as gravações em madeira para impressão. Provavelmente, outro artista fez um esboço no local.

Salvador London News- Esta ilustração foi publicada, em novembro de 1864, no Illustrated London News, uma revista inglesa ilustrada que circulou por 161 anos, de 1842 a 2003. Está assinada por Mason Jackson (1819-1903), editor de arte da revista, que fazia as gravações em madeira para impressão. Provavelmente, outro artista fez um esboço no local.

Caminho de Bonde para a Barra  Foto de 1880  FONTE:SkycraperCity

Caminho de Bonde para a Barra Foto de 1880 FONTE:SkycraperCity

A Ladeira da Gamboa, vista do Passeio Público, antes de 1891. Vê-se a Igreja dos Aflitos, à direita, e o Solar do Unhão, embaixo.

A Ladeira da Gamboa, vista do Passeio Público, antes de 1891. Vê-se a Igreja dos Aflitos, à direita, e o Solar do Unhão, embaixo.

A história do transporte em Salvador começa em meados de 1845, quando, através de Lei Municipal, foi concedido o privilégio de se estabelecer companhias de ônibus ou gôndolas (espécie de diligências puxadas por quatro animais).  Somente em 1851 foi iniciado o serviço regular em duas linhas: uma da Cidade Alta até a Barra e outra das Pedreiras até o Bonfim.  Apelidaram as gôndolas de "maxambombas" e nelas só tinham ingresso "pessoas decentemente vestidas e de cartola". Sobre um dos quatro…

A história do transporte em Salvador começa em meados de 1845, quando, através de Lei Municipal, foi concedido o privilégio de se estabelecer companhias de ônibus ou gôndolas (espécie de diligências puxadas por quatro animais). Somente em 1851 foi iniciado o serviço regular em duas linhas: uma da Cidade Alta até a Barra e outra das Pedreiras até o Bonfim. Apelidaram as gôndolas de "maxambombas" e nelas só tinham ingresso "pessoas decentemente vestidas e de cartola". Sobre um dos quatro…

Campo Grande e seu Monumento ao Caboclo, dedicado aos heróis da Independência do Brasil na Bahia, Centro de Salvador, década de 70 do século XIX. No horizonte, a Baía de Todos os Santos, hoje escondida atrás dos edifícios. Foto: Arquivo A Tarde

Campo Grande e seu Monumento ao Caboclo, dedicado aos heróis da Independência do Brasil na Bahia, Centro de Salvador, década de 70 do século XIX. No horizonte, a Baía de Todos os Santos, hoje escondida atrás dos edifícios. Foto: Arquivo A Tarde

Ladeira de São Bento, em 1850, gravura de Henry Melville.  FONTE:Guia geográfico Salvador Bahia

Ladeira de São Bento, em 1850, gravura de Henry Melville. FONTE:Guia geográfico Salvador Bahia

Porto da Gamboa, na Gamboa de Baixo, por volta de 1870.   Nota: o Porto das Vacas é outro e fica na direção inversa, atrás do Forte da Gamboa.

Porto da Gamboa, na Gamboa de Baixo, por volta de 1870. Nota: o Porto das Vacas é outro e fica na direção inversa, atrás do Forte da Gamboa.

"A bela e aprazível Pituba em 1916" Texto de Nelson Cadena Foto de 1916  A Pituba era um lugar ermo. Tão distante do centro da cidade que não tinha linha de bonde para o local, tão raros eram os moradores; o jeito era ir de carroça, ou de carro, pela estrada arenosa da Ubarana. A paisagem era de pequenas casas de pescadores, de taipa e cobertura de palha, e milhares de coqueiros que faziam sombra para tornar mais agradável a brisa da virada da maré. Mas já tinha um comércio primitivo, a…

"A bela e aprazível Pituba em 1916" Texto de Nelson Cadena Foto de 1916 A Pituba era um lugar ermo. Tão distante do centro da cidade que não tinha linha de bonde para o local, tão raros eram os moradores; o jeito era ir de carroça, ou de carro, pela estrada arenosa da Ubarana. A paisagem era de pequenas casas de pescadores, de taipa e cobertura de palha, e milhares de coqueiros que faziam sombra para tornar mais agradável a brisa da virada da maré. Mas já tinha um comércio primitivo, a…

Pinterest
Pesquisar