Explora Três Respostas, Mais Barato e outros!

As três respostas mais oferecidas à questão da preferência pelo transporte público foram ‘ser mais barato’, ‘ser mais rápido’ e ‘ser a única forma que conhece’

As três respostas mais oferecidas à questão da preferência pelo transporte público foram ‘ser mais barato’, ‘ser mais rápido’ e ‘ser a única forma que conhece’

São Paulo contabiliza mais de 14 milhões de carros, seguido de Minas Gerais, com quase 5 milhões, o Rio de Janeiro, com 3,6 milhões, e o estado do Espírito Santo, com quase 800 mil.

São Paulo contabiliza mais de 14 milhões de carros, seguido de Minas Gerais, com quase 5 milhões, o Rio de Janeiro, com 3,6 milhões, e o estado do Espírito Santo, com quase 800 mil.

Um consenso nos debates sobre mobilidade se encontra na definição de quem, afinal, deve ser prioridade no trânsito. Somos nós, os atores de carne e osso desse cenário. Concorda?

Um consenso nos debates sobre mobilidade se encontra na definição de quem, afinal, deve ser prioridade no trânsito. Somos nós, os atores de carne e osso desse cenário. Concorda?

Pensar em mobilidade é permitir o passeio da menina, que radicaliza sobre duas rodas.

Pensar em mobilidade é permitir o passeio da menina, que radicaliza sobre duas rodas.

Confrontando as respostas de quem usa e quem não usa determinado veículo, pesquisadores do Ipea observaram que a percepção de um difere da do outro. Às vezes, aquilo que o usuário apontava como qualidade do transporte mais usado, o não-usuário indicava ser justamente o que lhe faltava.

Confrontando as respostas de quem usa e quem não usa determinado veículo, pesquisadores do Ipea observaram que a percepção de um difere da do outro. Às vezes, aquilo que o usuário apontava como qualidade do transporte mais usado, o não-usuário indicava ser justamente o que lhe faltava.

Placas e mais placas tentam ordenar um trânsito que, sobretudo nas grandes cidades, já não comporta o número de veículos. Em dezembro de 2012, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) contabilizou que a frota do país já era de quase 43 milhões de carros.

Placas e mais placas tentam ordenar um trânsito que, sobretudo nas grandes cidades, já não comporta o número de veículos. Em dezembro de 2012, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) contabilizou que a frota do país já era de quase 43 milhões de carros.

A busca pela mobilidade urbana está intimamente ligada com a pressa dos deslocamentos. É preciso passar de um lugar a outro sem perder muito tempo no trajeto. Essa observação é possível devido às respostas dos entrevistados que apontaram como característica mais importante para um bom transporte o ‘ser mais rápido’.

A busca pela mobilidade urbana está intimamente ligada com a pressa dos deslocamentos. É preciso passar de um lugar a outro sem perder muito tempo no trajeto. Essa observação é possível devido às respostas dos entrevistados que apontaram como característica mais importante para um bom transporte o ‘ser mais rápido’.

Mobilidade Urbana é um dos temas do momento. Nunca antes na história desse país o direito de ir e vir, com segurança e conforto, foi tão reivindicado.

Mobilidade Urbana é um dos temas do momento. Nunca antes na história desse país o direito de ir e vir, com segurança e conforto, foi tão reivindicado.

Por mais que a frota de veículos já ultrapasse a marca de 76 milhões – contabilizados não só carros, mas demais motorizados, como caminhões, motos, e outros – o trânsito é feito de pessoas.

Por mais que a frota de veículos já ultrapasse a marca de 76 milhões – contabilizados não só carros, mas demais motorizados, como caminhões, motos, e outros – o trânsito é feito de pessoas.

Nem sempre as pessoas estão seguras.  No Maranhão, o Detran teve que fazer uma campanha para tentar diminuir o número de atropelamentos nas faixas de pedestres. Inventado na década de 40, na Inglaterra, exatamente 40 anos depois do início da produção de automóveis em série, esse tipo de sinalização horizontal é ora subestimado, ora superestimado. As duas avaliações são perigosas.

Nem sempre as pessoas estão seguras. No Maranhão, o Detran teve que fazer uma campanha para tentar diminuir o número de atropelamentos nas faixas de pedestres. Inventado na década de 40, na Inglaterra, exatamente 40 anos depois do início da produção de automóveis em série, esse tipo de sinalização horizontal é ora subestimado, ora superestimado. As duas avaliações são perigosas.

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