Explora Liberdade, Direito e outros!

Explorar tópicos relacionados

Que a vida seja um dom natural e a arte de viver, uma conquista permanente e inegociável. Que todas as crianças, jovens e adolescentes, todos os alunos, de todos os níveis de ensino, tenham direito à liberdade de expressão, de manifestar seus pensamentos, seus desejos, suas angústias, suas tristezas e alegrias diante da vida, da realidade de seu país e de sua escola.

Que a vida seja um dom natural e a arte de viver, uma conquista permanente e inegociável. Que todas as crianças, jovens e adolescentes, todos os alunos, de todos os níveis de ensino, tenham direito à liberdade de expressão, de manifestar seus pensamentos, seus desejos, suas angústias, suas tristezas e alegrias diante da vida, da realidade de seu país e de sua escola.

Para mim, uma aula não tem como objetivo ser entendida totalmente. Uma aula é uma espécie de matéria em movimento. É por isso que é musical. Numa aula, cada grupo ou cada estudante pega o que lhe convém. Uma aula ruim é a que não convém a ninguém. Não podemos dizer que tudo convém a todos. As pessoas têm de esperar. Obviamente, tem alguém meio adormecido. Por que ele acorda misteriosamente no momento que lhe diz respeito? Não há uma lei que diz o que diz respeito a alguém. (Gilles Deleuze)

Para mim, uma aula não tem como objetivo ser entendida totalmente. Uma aula é uma espécie de matéria em movimento. É por isso que é musical. Numa aula, cada grupo ou cada estudante pega o que lhe convém. Uma aula ruim é a que não convém a ninguém. Não podemos dizer que tudo convém a todos. As pessoas têm de esperar. Obviamente, tem alguém meio adormecido. Por que ele acorda misteriosamente no momento que lhe diz respeito? Não há uma lei que diz o que diz respeito a alguém. (Gilles Deleuze)

O sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu (1930-2002) analisou o funcionamento do sistema escolar francês e constatou que a escola não promove ações para transformar e melhorar a realidade social, mas pelo contrário, ela reproduz e reforça as desigualdades sociais.

O sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu (1930-2002) analisou o funcionamento do sistema escolar francês e constatou que a escola não promove ações para transformar e melhorar a realidade social, mas pelo contrário, ela reproduz e reforça as desigualdades sociais.

PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA:  DA TEORIA À PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR DE JOÃO LUIZ GASPARIN E MARIA CRISTINA PETENUCCI

PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: DA TEORIA À PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR DE JOÃO LUIZ GASPARIN E MARIA CRISTINA PETENUCCI

Pensamentos:)

Pensamentos:)

Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926–2001), gravada quatro meses antes de sua morte.

Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926–2001), gravada quatro meses antes de sua morte.

O jardim de infância não é para aprender a ler nem a escrever”, criticou, lembrando que “as crianças antes de aprender a ler, aprendem a interpretar “ e que “não é por tornarmos uma criança um macaquinho de imitação que ela vai ser mais inteligente”.

O jardim de infância não é para aprender a ler nem a escrever”, criticou, lembrando que “as crianças antes de aprender a ler, aprendem a interpretar “ e que “não é por tornarmos uma criança um macaquinho de imitação que ela vai ser mais inteligente”.

O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.

O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.

"A existência é complexa e muito diversa para ser definida e julgada de alguma forma. Sejamos tolerantes para com o mundo e o próximo."

"A existência é complexa e muito diversa para ser definida e julgada de alguma forma. Sejamos tolerantes para com o mundo e o próximo."

Como nos encontramos com a vida? Como lidamos com as dificuldades? Nós não sabemos, não nos foi ensinado. Muitos falam de educação, democracia, liberdade, um mundo melhor... mas nada disso acontece na sala de aula.

Como nos encontramos com a vida? Como lidamos com as dificuldades? Nós não sabemos, não nos foi ensinado. Muitos falam de educação, democracia, liberdade, um mundo melhor... mas nada disso acontece na sala de aula.

Pinterest
Pesquisar