Explora Deus Pois, Da Salvação e outros!

O que é SERVIR? | Amós Boiadeiro  A palavra serviço na Bíblia se propõe a definir duas situações opostas: a submissão aos homens, que é a escravidão, e a submissão a Deus. A história da salvação nos ensina que a liberdade do homem depende da sua submissão a Deus, pois servir a Deus é reinar com ele: Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com  ele; se perseveramos, também com ele reinaremos

O que é SERVIR? | Amós Boiadeiro A palavra serviço na Bíblia se propõe a definir duas situações opostas: a submissão aos homens, que é a escravidão, e a submissão a Deus. A história da salvação nos ensina que a liberdade do homem depende da sua submissão a Deus, pois servir a Deus é reinar com ele: Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos

O que é INIMIGO? II | Amós Boiadeiro  A luta de Saul contra Davi na Bíblia é o relato mais pormenorizado de uma inimizade pessoal e unilateral, pois somente Saul é inimigo. Ele se propõe a matar Davi e, com isso, se coloca em rota de colisão com um desígnio divino. O que motiva o seu ódio é tão somente a inveja por Davi ter sido escolhido por Deus enquanto ele, Saul, fora rejeitado. Por sua vez, Davi evita ser contaminado por este ódio, uma atitude que Cristo incita todo cristão a imitá-la

O que é INIMIGO? II | Amós Boiadeiro A luta de Saul contra Davi na Bíblia é o relato mais pormenorizado de uma inimizade pessoal e unilateral, pois somente Saul é inimigo. Ele se propõe a matar Davi e, com isso, se coloca em rota de colisão com um desígnio divino. O que motiva o seu ódio é tão somente a inveja por Davi ter sido escolhido por Deus enquanto ele, Saul, fora rejeitado. Por sua vez, Davi evita ser contaminado por este ódio, uma atitude que Cristo incita todo cristão a imitá-la

Ano Jubileu III | Amós Boiadeiro  Mas ainda há um elemento extremamente necessário para a celebração do Ano Jubileu, tocar o yobel. No dia Expiação fareis soar o yobel por todo o país. Deus sabia muito bem que muitas pessoas tentariam negligenciar esta celebração, pois estas perderiam seus lucros, parte de suas propriedades, lavradores ficariam sem trabalho e a economia entraria em colapso, posto que durante um ano inteiro a produção ficaria estagnada. Muitos dos que receberam suas terras de

Ano Jubileu III | Amós Boiadeiro Mas ainda há um elemento extremamente necessário para a celebração do Ano Jubileu, tocar o yobel. No dia Expiação fareis soar o yobel por todo o país. Deus sabia muito bem que muitas pessoas tentariam negligenciar esta celebração, pois estas perderiam seus lucros, parte de suas propriedades, lavradores ficariam sem trabalho e a economia entraria em colapso, posto que durante um ano inteiro a produção ficaria estagnada. Muitos dos que receberam suas terras de

O Espírito do Natal (final) | Amós Boiadeiro  Quando lidamos com um texto cuja precisão dos detalhes é extrema, não temos o direito de sermos sucintos: Ouve ó Israel, o Senhor teu Deus é o único Deus. Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma, e com todas as tuas forças. Querer resumir esta preciosidade dizendo que isso é amar a Deus sobre todas as coisas, é querer escamotear os detalhes para suprimir o verdadeiro sentido da mensagem.

O Espírito do Natal (final) | Amós Boiadeiro Quando lidamos com um texto cuja precisão dos detalhes é extrema, não temos o direito de sermos sucintos: Ouve ó Israel, o Senhor teu Deus é o único Deus. Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma, e com todas as tuas forças. Querer resumir esta preciosidade dizendo que isso é amar a Deus sobre todas as coisas, é querer escamotear os detalhes para suprimir o verdadeiro sentido da mensagem.

Nós e Nossas Orações II | Amós Boiadeiro  Não podemos, no entanto, deixar a questão neste ponto pois é justamente por deixá-la aqui que muitas pessoas tem perdido o hábito de orar. Temos dito – e se trata de uma verdade fundamental da oração – que Deus é um pai amoroso que está mais disposto a dar do que nós mesmos estamos para pedir. Acaso isto significa que, para receber, temos apenas que pedir a Deus e que Ele nos dará tudo aquilo que pedimos? Na realidade, não é assim e é aqui que…

Nós e Nossas Orações II | Amós Boiadeiro Não podemos, no entanto, deixar a questão neste ponto pois é justamente por deixá-la aqui que muitas pessoas tem perdido o hábito de orar. Temos dito – e se trata de uma verdade fundamental da oração – que Deus é um pai amoroso que está mais disposto a dar do que nós mesmos estamos para pedir. Acaso isto significa que, para receber, temos apenas que pedir a Deus e que Ele nos dará tudo aquilo que pedimos? Na realidade, não é assim e é aqui que…

Julgando o julgamento II | Amós Boiadeiro  Como fundamento, algumas religiões antigas, inclusive do Cristianismo, tem como líquido e certo que um dia indistintamente todos estaremos diante de Deus para prestarmos contas dos nossos atos, naquilo que se pode chamar de O Dia do Grande Julgamento. Contudo, a fé cristã herdou do Judaísmo a consciência de que este julgamento se dará levando-se em conta as ações concretas de Deus no passado das pessoas, pois o nosso Deus não se apresenta como um…

Julgando o julgamento II | Amós Boiadeiro Como fundamento, algumas religiões antigas, inclusive do Cristianismo, tem como líquido e certo que um dia indistintamente todos estaremos diante de Deus para prestarmos contas dos nossos atos, naquilo que se pode chamar de O Dia do Grande Julgamento. Contudo, a fé cristã herdou do Judaísmo a consciência de que este julgamento se dará levando-se em conta as ações concretas de Deus no passado das pessoas, pois o nosso Deus não se apresenta como um…

Nós e Nossas Orações (final) | Amós Boiadeiro  O dia do fim de ano, pela manhã.  Ó Deus, nosso Pai, hoje recordamos como nos permitiste chegar a este momento, e te damos graças por todos os momentos transcorridos. Damos-te graça por todas as experiências porque passamos, pois sabemos que nelas e por meio delas nos estiveste amando com teu amor eterno. Pela alegria e pela aflição; pela tristeza e o gozo; pelos sorrisos e pelas lágrimas; pelo silêncio e pela canção: nós te damos graças, ó…

Nós e Nossas Orações (final) | Amós Boiadeiro O dia do fim de ano, pela manhã. Ó Deus, nosso Pai, hoje recordamos como nos permitiste chegar a este momento, e te damos graças por todos os momentos transcorridos. Damos-te graça por todas as experiências porque passamos, pois sabemos que nelas e por meio delas nos estiveste amando com teu amor eterno. Pela alegria e pela aflição; pela tristeza e o gozo; pelos sorrisos e pelas lágrimas; pelo silêncio e pela canção: nós te damos graças, ó…

A terceira é a revelação que encerra o salmo encontra-se no  versículo 11: O rei, porém, se alegra em Deus... pois tapará a boca dos que proferem mentiras. A palavra hebraica traduzida por rei pode significar sacerdote e também pode se referir a uma pessoa que está a serviço de Deus. Se o texto fala de um servo de Deus que proclama a verdade, seja ele rei ou não, não é difícil concluir que trata do confronto entre a verdade de Deus, e as “verdades” que sustentam a realidade adversa a ela…

A terceira é a revelação que encerra o salmo encontra-se no versículo 11: O rei, porém, se alegra em Deus... pois tapará a boca dos que proferem mentiras. A palavra hebraica traduzida por rei pode significar sacerdote e também pode se referir a uma pessoa que está a serviço de Deus. Se o texto fala de um servo de Deus que proclama a verdade, seja ele rei ou não, não é difícil concluir que trata do confronto entre a verdade de Deus, e as “verdades” que sustentam a realidade adversa a ela…

O que é ANÁTEMA? | Amós Boiadeiro  No hebraico a raiz desta palavra vem de herem que significa segregar ou interditar ao uso profano. Na Bíblia, em todos os casos onde ela aparece designam que algo ou alguém foi consagrado a Deus. Os textos mais antigos dizem que esta era uma prática comum entre os povos que circunvizinhavam Israel. Mas não era simplesmente um massacre do inimigo vencido, pois possuía as normas religiosas de uma guerra santa. Porém a cidade será condenada,

O que é ANÁTEMA? | Amós Boiadeiro No hebraico a raiz desta palavra vem de herem que significa segregar ou interditar ao uso profano. Na Bíblia, em todos os casos onde ela aparece designam que algo ou alguém foi consagrado a Deus. Os textos mais antigos dizem que esta era uma prática comum entre os povos que circunvizinhavam Israel. Mas não era simplesmente um massacre do inimigo vencido, pois possuía as normas religiosas de uma guerra santa. Porém a cidade será condenada,

Essa oração Deus não responde. I Nós achamos que essa oração tem algo errado, e tem mesmo, pois sequer pode ser chamada de oração. O fariseu não estava orando a Deus, e sim a si mesmo. A tradução Revista e Atualizada de Almeida diz que ele orava de si para si mesmo. Embora a nossa primeira reação seja criticá-lo, vamos ver que ele não orava muito diferente daquilo que nós também chamamos de oração.

Essa oração Deus não responde. I Nós achamos que essa oração tem algo errado, e tem mesmo, pois sequer pode ser chamada de oração. O fariseu não estava orando a Deus, e sim a si mesmo. A tradução Revista e Atualizada de Almeida diz que ele orava de si para si mesmo. Embora a nossa primeira reação seja criticá-lo, vamos ver que ele não orava muito diferente daquilo que nós também chamamos de oração.

Pinterest
Pesquisar