Pinterest • O catálogo mundial de ideias

Explora Deus Mas, Não Faz e outros!

Doença e cura II | Amós Boiadeiro  Falando agora especificamente da cura, o Primeiro Testamento não faz restrições à prática da medicina. Isaías a emprega para curar Ezequias (IIRs 20.7), como também a administração de alguns remédios é por ele recomendada, mas a prática da magia ligada à idolatria é nitidamente proscrita em todas as suas páginas, porque elas contaminam não somente a relação com Deus, mas também a própria medicina. Antes de tudo, é a Deus que se deve recorrer,

Doença e cura II | Amós Boiadeiro Falando agora especificamente da cura, o Primeiro Testamento não faz restrições à prática da medicina. Isaías a emprega para curar Ezequias (IIRs 20.7), como também a administração de alguns remédios é por ele recomendada, mas a prática da magia ligada à idolatria é nitidamente proscrita em todas as suas páginas, porque elas contaminam não somente a relação com Deus, mas também a própria medicina. Antes de tudo, é a Deus que se deve recorrer,

A barca da Igreja | Amós Boiadeiro  Muito sugestivo aquele comentário do Papa Bento XVI de que Deus estava dormindo, enquanto a barca da Igreja sacolejava e parecia que ia adernar. Alguém maldosamente pode perguntar: Mas Deus dorme?  Não. Se o universo parar para dormir será o caos. Imagine um elétron dizendo para o resto da turma do átomo: é hora de dormir.

A barca da Igreja | Amós Boiadeiro Muito sugestivo aquele comentário do Papa Bento XVI de que Deus estava dormindo, enquanto a barca da Igreja sacolejava e parecia que ia adernar. Alguém maldosamente pode perguntar: Mas Deus dorme? Não. Se o universo parar para dormir será o caos. Imagine um elétron dizendo para o resto da turma do átomo: é hora de dormir.

O que é ANTICRISTO? | Amós Boiadeiro  Esta palavra encontra-se na Bíblia apenas em I Jo 2.18 e 2.22, mas uma realidade análoga é apontada em diversas passagens das escrituras. Desde o Gênesis vê-se que a ação de Deus no mundo entra em choque com forças adversas, o anti Deus, que, segundo o contexto, assumem formas distintas, por isso, analisá-la em seus variados aspectos requer um passeio pelas suas páginas.

O que é ANTICRISTO? | Amós Boiadeiro Esta palavra encontra-se na Bíblia apenas em I Jo 2.18 e 2.22, mas uma realidade análoga é apontada em diversas passagens das escrituras. Desde o Gênesis vê-se que a ação de Deus no mundo entra em choque com forças adversas, o anti Deus, que, segundo o contexto, assumem formas distintas, por isso, analisá-la em seus variados aspectos requer um passeio pelas suas páginas.

Perdido dentro de casa | Amós Boiadeiro  O grande dilema da existência humana não é exatamente a nossa perdição real e sim sobre a nossa perdição percebida. Nós sentimos que estamos perdidos, esse é o nosso dilema. Na tragédia da nossa vida nos percebemos que estamos perdidos e  alienados. Estamos perdidos e alienados de Deus, uns dos outros e até de nós mesmos. Mas se existe uma certeza no evangelho é que em Jesus Cristo nós temos sido achados. Nós acreditamos que Deus nos aceita

Perdido dentro de casa | Amós Boiadeiro O grande dilema da existência humana não é exatamente a nossa perdição real e sim sobre a nossa perdição percebida. Nós sentimos que estamos perdidos, esse é o nosso dilema. Na tragédia da nossa vida nos percebemos que estamos perdidos e alienados. Estamos perdidos e alienados de Deus, uns dos outros e até de nós mesmos. Mas se existe uma certeza no evangelho é que em Jesus Cristo nós temos sido achados. Nós acreditamos que Deus nos aceita

Um Deus esbanjador II | Amós Boiadeiro  Outra evidência do amor esbanjador do pai é que ele simplesmente deixou o filho ir embora. O pai amou o filho demais para detê-lo. Ele não era como nós, ele não era um superpai, ele sabia mais do que nós. Ele sabia que o amor não aprisiona, pelo contrário, dá asas. Mas também é certo que o nosso coração bate igual ao daquele pai, quando ele sentia a agonia da separação. Acho que o filho sabia a dor que estava causando ao seu pai com aquela decisão.

Um Deus esbanjador II | Amós Boiadeiro Outra evidência do amor esbanjador do pai é que ele simplesmente deixou o filho ir embora. O pai amou o filho demais para detê-lo. Ele não era como nós, ele não era um superpai, ele sabia mais do que nós. Ele sabia que o amor não aprisiona, pelo contrário, dá asas. Mas também é certo que o nosso coração bate igual ao daquele pai, quando ele sentia a agonia da separação. Acho que o filho sabia a dor que estava causando ao seu pai com aquela decisão.

O falso profeta | Amós Boiadeiro  O falso profeta é o pastor que agrada a todo mundo. Seu dever é dar testemunho de Deus, mas ele não vê a Deus e prefere não o ver porque vê muitas outras coisas.

O falso profeta | Amós Boiadeiro O falso profeta é o pastor que agrada a todo mundo. Seu dever é dar testemunho de Deus, mas ele não vê a Deus e prefere não o ver porque vê muitas outras coisas.

O que é FÉ? I | Amós Boiadeiro  A palavra traduzida por fé no Primeiro Testamento vem do hebraico ãman que significa ter ou sentir firmeza, e esta é a atitude que se deve ter perante Deus. Supõe um consentimento da inteligência, mas consiste, principalmente, no reconhecimento de Deus, em tudo o que ele é para o homem, pelo seu amor, seu poder e suas exigências. Senhor, na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram as suas orações.

O que é FÉ? I | Amós Boiadeiro A palavra traduzida por fé no Primeiro Testamento vem do hebraico ãman que significa ter ou sentir firmeza, e esta é a atitude que se deve ter perante Deus. Supõe um consentimento da inteligência, mas consiste, principalmente, no reconhecimento de Deus, em tudo o que ele é para o homem, pelo seu amor, seu poder e suas exigências. Senhor, na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram as suas orações.

O que é PERDÃO? | Amós Boiadeiro  Como já foi dito anteriormente neste blog, o pecador é um devedor a quem Deus perdoa a dívida. E é justamente em meio à transgressão da Aliança que Deus se revela um Deus de perdão. Humana e juridicamente o perdão não se justifica, mas o coração de Deus não é como o coração do homem. Ele não quer a destruição do pecador, mas a sua conversão.

O que é PERDÃO? | Amós Boiadeiro Como já foi dito anteriormente neste blog, o pecador é um devedor a quem Deus perdoa a dívida. E é justamente em meio à transgressão da Aliança que Deus se revela um Deus de perdão. Humana e juridicamente o perdão não se justifica, mas o coração de Deus não é como o coração do homem. Ele não quer a destruição do pecador, mas a sua conversão.

O Espírito do Natal II | Amós Boiadeiro  Infelizmente existe um segundo momento não tão louvável assim. O massacre em nome de Deus, de todos aqueles que, mesmo sendo aparentemente iguais, viverem na mesma região e dividirem as mesmas dificuldades locais, mas que para a sua infelicidade, não seguiam as suas aparências exteriores de religiosidade. Por um erro fatal de avaliação, adoram a outro  Deus, ou ao mesmo Deus de forma diferente, não podemos precisar.

O Espírito do Natal II | Amós Boiadeiro Infelizmente existe um segundo momento não tão louvável assim. O massacre em nome de Deus, de todos aqueles que, mesmo sendo aparentemente iguais, viverem na mesma região e dividirem as mesmas dificuldades locais, mas que para a sua infelicidade, não seguiam as suas aparências exteriores de religiosidade. Por um erro fatal de avaliação, adoram a outro Deus, ou ao mesmo Deus de forma diferente, não podemos precisar.

Julgando o julgamento III | Amós Boiadeiro  Como se pôde ver, quando o Primeiro Testamento fazia alusão ao julgamento não estava se referindo ao julgamento de caráter ou de uma atitude específica, mas sempre relacionava o julgamento à fidelidade a Deus e ao cumprimento dos seus mandamentos. Enquanto muitos dos  contemporâneos de Jesus esperavam a redenção de Deus baseados nas suas promessas, João Batista pregava que o fim eminente estava próximo.

Julgando o julgamento III | Amós Boiadeiro Como se pôde ver, quando o Primeiro Testamento fazia alusão ao julgamento não estava se referindo ao julgamento de caráter ou de uma atitude específica, mas sempre relacionava o julgamento à fidelidade a Deus e ao cumprimento dos seus mandamentos. Enquanto muitos dos contemporâneos de Jesus esperavam a redenção de Deus baseados nas suas promessas, João Batista pregava que o fim eminente estava próximo.

O que é CONFISSÃO? | Amós Boiadeiro  O que na linguagem comum é uma forma de penitência, na tradição cristã é a proclamação da grandeza de Deus e de seus atos maravilhosos em relação à nossa insignificância. A confissão é um ato essencial ao homem de fé, e não está necessariamente ligada ao conhecimento prévio  dos inumeráveis feitos de Deus, mas pressupõe uma abertura de aceitação a estes feitos, e aí sim ao conhecimento e a uma reação de tomada de consciência e à ação de graças.

O que é CONFISSÃO? | Amós Boiadeiro O que na linguagem comum é uma forma de penitência, na tradição cristã é a proclamação da grandeza de Deus e de seus atos maravilhosos em relação à nossa insignificância. A confissão é um ato essencial ao homem de fé, e não está necessariamente ligada ao conhecimento prévio dos inumeráveis feitos de Deus, mas pressupõe uma abertura de aceitação a estes feitos, e aí sim ao conhecimento e a uma reação de tomada de consciência e à ação de graças.

O que é ESCÂNDALO? I | Amós Boiadeiro  Escandalizar significa, na Bíblia, fazer tropeçar ou ser motivo de queda de alguém. O escândalo é literalmente uma armadilha que se põe no caminho do adversário para fazê-lo cair, mas na realidade há muitas outras formas de fazer alguém cair, quer no sentido moral, quer no religioso. A tentação ou provação são escândalos, mas sempre tendo como referência a fé em Deus.

O que é ESCÂNDALO? I | Amós Boiadeiro Escandalizar significa, na Bíblia, fazer tropeçar ou ser motivo de queda de alguém. O escândalo é literalmente uma armadilha que se põe no caminho do adversário para fazê-lo cair, mas na realidade há muitas outras formas de fazer alguém cair, quer no sentido moral, quer no religioso. A tentação ou provação são escândalos, mas sempre tendo como referência a fé em Deus.

Pentecostes, o que foi e o que é III | Amós Boiadeiro  Antes da indesculpável interrupção falávamos das circunstâncias narradas em Atos 1 que nos dão conta do que aconteceu no Pentecostes.  Falávamos também da diversidade de credos e nacionalidades e da escolha de Deus em relação à escolha dos homens. Mas depois disso o texto penetrou no que de mais intrincado houve neste contexto: Vossos filhos e filhas profetizarão. A Palavra huiós, que significa filho, era utilizada especificamente para

Pentecostes, o que foi e o que é III | Amós Boiadeiro Antes da indesculpável interrupção falávamos das circunstâncias narradas em Atos 1 que nos dão conta do que aconteceu no Pentecostes. Falávamos também da diversidade de credos e nacionalidades e da escolha de Deus em relação à escolha dos homens. Mas depois disso o texto penetrou no que de mais intrincado houve neste contexto: Vossos filhos e filhas profetizarão. A Palavra huiós, que significa filho, era utilizada especificamente para

O que é PECADO? (no AT) | Amós Boiadeiro  Não se pode dizer que o hebreu antigo imaginava que Deus houvesse selecionado um punhado de atitudes e todas as outras que estivessem fora desta seleção seriam consideradas pecado. Pelo fato da sua concepção de pecado ser religiosa e não moral, pecado para ele era tudo que ofendia ou transgredia as atitudes prescritas nesta seleção. Mas ainda se pode observar vestígios de uma concepção mecânica e material do pecado,

O que é PECADO? (no AT) | Amós Boiadeiro Não se pode dizer que o hebreu antigo imaginava que Deus houvesse selecionado um punhado de atitudes e todas as outras que estivessem fora desta seleção seriam consideradas pecado. Pelo fato da sua concepção de pecado ser religiosa e não moral, pecado para ele era tudo que ofendia ou transgredia as atitudes prescritas nesta seleção. Mas ainda se pode observar vestígios de uma concepção mecânica e material do pecado,

A graça vem antes de mim (final) | Amós Boiadeiro  A humanidade jamais vai ser perfeita a ponto de merecer o perdão de Deus. A humanidade jamais vai ser perfeita a ponto de merecer a misericórdia de Deus. A humanidade jamais vai ser perfeita a ponto de merecer o amor de Deus. Melhor dizendo: A minha imperfeição, a minha insuficiência, a minha falta de amor, de paciência, até os meus medos e desajustes são os elementos que ressaltam a minha identidade.

A graça vem antes de mim (final) | Amós Boiadeiro A humanidade jamais vai ser perfeita a ponto de merecer o perdão de Deus. A humanidade jamais vai ser perfeita a ponto de merecer a misericórdia de Deus. A humanidade jamais vai ser perfeita a ponto de merecer o amor de Deus. Melhor dizendo: A minha imperfeição, a minha insuficiência, a minha falta de amor, de paciência, até os meus medos e desajustes são os elementos que ressaltam a minha identidade.

O que é FÉ? III | Amós Boiadeiro  Nos escritos joaninos a palavra fé é encontrada apenas uma vez, em I João 5.4: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. O verbo crer, sim, é usado frequentemente por ele, mas o objeto da fé não é Deus, mas Jesus Cristo. Para este escritor bíblico  a fé é o entendimento da verdade revelada, por isso preciso crer que Jesus é o Messias enviado do Pai, que ele é o Filho de Deus, que ele está em Deus

O que é FÉ? III | Amós Boiadeiro Nos escritos joaninos a palavra fé é encontrada apenas uma vez, em I João 5.4: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. O verbo crer, sim, é usado frequentemente por ele, mas o objeto da fé não é Deus, mas Jesus Cristo. Para este escritor bíblico a fé é o entendimento da verdade revelada, por isso preciso crer que Jesus é o Messias enviado do Pai, que ele é o Filho de Deus, que ele está em Deus