Exposição do Mundo Português, Lisboa, 1940
Nau "Portugal". Construída nos estaleiros do Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, Gafanha da Nazaré. Fotógrafo: Casimiro dos Santos Vinagre. Data de produção da fotografia original: 1940. [CFT178 013.ic]
Ribeira das Naus - XVI - XVIII
A Ribeira das Naus Ribeira das Naus foi o nome dado a partir da construção do Paço da Ribeira às novas tercenas que o Rei Dom Manuel I mandou edificar a ocidente do Novo Palácio Real, construído sobre o local das tercenas medievais. O seu antigo local faz hoje parte das Instalações da Administração Central da Marinha. A Ribeira das Naus, constituíram os maiores estaleiros do ‘Império Oceânico Português’, servindo de modelo aos restantes que se foram construindo além-mar, nomeadamente às…
Descobrimentos portugueses – Wikipédia, a enciclopédia livre
Portuguese Caravel Mais
Navios da Real Marinha de Guerra Portuguesa I
Naus de Linha Navio de guerra, de alto porte, com três mastros, de duas e meia e três laterais com sessenta peças de artilharia, pelo menos. Príncipe Real Nau de Linha (Nau de Linha - Navio Almirante) Navio português de linha de 1ª classe, com três deckes de artilharia com 80/94 peças de artilharia, e com 850 a 875 homens a bordo, A Nau foi construída, em 1771, no Arsenal Real da Marinha, em Lisboa sob a direcção de Manuel Vicente Nunes, sendo baptizada com o nome de ‘Nossa Senhora da…
Mme Scherzo
The modern world has, so to speak, a multitude of messengers and no message. - G.K. Chesterton
II - Ilustrações de calendários
Tal como prometi aqui vou partilhar mais umas ilustações de calendários de parede, já um pouco antigas, agora dedicadas ao tema Quadros da nossa História. 1147 – D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa aos mouros 1323 – A Rainha Santa, em Alvalade, apaziguando os exércitos de El-Rei D. Diniz e de seu filho o príncipe D. Afonso 1355 – D. Inês de Castro é levada pelos carrascos à presença de D. Afonso IV 1382 – Primeiro encontro de D. Nuno Álvares Pereira com os castelhanos em Alcântara…
INSTRUMENTOS NÁUTICOS
A expansão portuguesa obrigou a uma evolução bastante rápida da Ciência Náutica, uma vez que se tornou necessário superar novos obstáculos. Os Portugueses praticavam uma navegação de cabotagem, utilizando a barca e o barinel, embarcações pequenas e frágeis, até ao século XV, altura em que foram substituidos pela Caravela e pela Nau. O desenvolvimento da navegação astronómica com novos instrumentos e técnicas de navegação e os progressos da Cartografia permitiram que os portugueses se…
1500s Portuguese map of the important Spice Islands. Europe's maritime nations were highly envious of the Portuguese and their lucrative spice trade. The Spanish sought a route to the Spice Islands sailing westwards only to collide with the New World. The English attempted to find its own route by searching, forlornly, for a North-West passage.
Guardador de Rebanhos – Heterónimo Alberto Caeiro – Fernando Pessoa, por Jorge Costa (49 declamações) : Contos.pt
I II III IV V VI VII VIII IX X XI...