Sinagoga de Lisboa
As comunidades judaicas de Lisboa reuniam-se, desde pelo menos o século XIII nas duas sinagogas da “Judiaria Grande” (situada à beira do esteiro da Baixa e Ribeira do Tejo, entre as freguesias da Madalena, e S. Nicolau) e outras já existentes no século XIV na “Judiaria Nova”, ou das Taracenas, e na “Judiaria Pequena” em Alfama. Em 1497 foram extintas as sinagogas e desmanteladas outras estruturas sociais pertencentes aos judeus lisboetas cujo património foi entregue a instituições…
Estao-do-Cais-do-Sodr.0.jpg (image)
Lisboa em 1619. Coleção de paisagens urbanas e cartazes que pertenceu ao estadista sueco conde Magnus Gabriel De la Gardie (de 1622 a 1686).
Twitter. It's what's happening.
From breaking news and entertainment to sports and politics, get the full story with all the live commentary.
TERREIRO DO PAÇO [ I ]
Terreiro do Paço - (Século XVI) - Gravura em madeira - anónimo (Panorama de LISBOA vista desde o Campo de Stª. Clara, a Oriente até à Esperança a Ocidente. Limitada a Norte pelos Montes da Graça, Penha de França e Santa Ana, nela estão representados os mais importantes edifícios deste século XVI. Ao centro tem o título de: LISBONA - Inserida na obra de Seb. MUNSTER (1489-1552) Volume II(1541) in MUSEU DA CIDADE Terreiro do Paço - (Séculos XVI e XVIII) (Desenho de Matthaus Santer) (LISBOA…
Olissipo Romano
reconstrução de Sérgio Figueiredo O espaço onde se encontra hoje o Terreiro do Paço, subindo entre as Ruas do Ouro e dos Fanqueir...
RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA
TERREIRO DO PAÇO Terreiro do Paço - (1572) Gravura em cobre (Visão em perspectiva aérea ou voo de pássaro, semi-panorâmica, semi-topográfica. A cidade de LISBOA está limitada a Oriente pelo Campo de Santa Clara; a Ocidente, pela zona da Esperança; e a Norte pelos montes da Graça, Penha de França e Sant'Ana, vendo-se todas as ruas, ruelas e becos, na sua irregularidade. Nela de desenham nitidamente a Praça do Pelourinho Velho, o TERREIRO DO PAÇO e o Rossio. Na parte inferior da gravura e nos…
1569: o ano em que a peste matou 60 mil pessoas em Lisboa
Ano de 1569: quando peste matou 60 mil pessoas em Lisboa. É facto histórico comprovado, que a Cidade de Lisboa
Na Ribeira das Naus em tarde cinzentonha
* Victor Nogueira Depois de dias de muita luminosidade e de canícula - opressivos devido à elevada humidade relativa da atmosfera - e de ameaças de chuva e trovoada que os meus sentidos registavam e a meteorologia não previa, surdiu esta tarde de frescura insidiosa e de tempo cinzentonho com ameaças de chuva morrinhenta. rumo a Lisboa e à Estação Sul e Sueste para largar um amigo, o Gilberto, que ia apanhar o barco para o Barreiro. No caso dele seria o destino final e não encomboiar para…
alvor-silves
Se há méritos na actuação do Marquês de Pombal, durante o reinado de D. José, eles não são muito fáceis de encontrar, ao contrário do que se institucionalizou na propaganda, formada durante os séculos seguintes, que o tornou numa figura central da História Portuguesa. Sebastião (de Carvalho e Melo) combateu o Sebastianismo, tornando-se numa espécie de último Sebastião, visto como último protagonista do papel de "regente esclarecido". Se este último Sebastião pretendeu combater o…
do Porto e não só...
Cap. 3 - A Torre de Belém e o espírito romântico. A Torre de Belém, alterada ou mesmo perdida a sua função militar, foi-se degradando ao ponto de Almeida Garrett escrever no seu Camões: Juncto da torre antiga, e veneranda, - Hoje mal conservado monumento Das glórias de Manoel, ánchora desce…[1] E será precisamente o Romantismo, na transição do século XVIII para o XIX, que reabilitará a sua imagem. E se a Torre de Belém não muda, com o Romantismo, muda a maneira como é vista. O espírito…
Lisboa - Terramoto de 1755
Pois é, faz hoje exactamente 250 anos que Lisboa foi destruída pelo mais forte terramoto alguma vez registado. Para não ficar esquecido no fórum tuga, aqui...
Largo Barão de Quintela, 1955