Movimento das Forças Armadas (MFA)
O nascimento do Movimento dos Capitães, designação original, encontra-se ligado à publicação dos Decretos-Leis n.os 353, de 13 de Julho de 1973, e 409, de 20 de Agosto do mesmo ano, por meio dos quais se pretendia resolver o problema da falta de oficiais com que o Exército se debatia perante a continuação da Guerra Colonial. Contudo, a evolução do Movimento não deve ser entendida apenas numa perspectiva corporativista, já que a contestação ao Governo não abrandou com a suspensão dos dois…
25 histórias para ler a “Revolução dos Cravos”
Destacamos hoje algumas obras emblemáticas, reedições e novas publicações em redor do tema, na literatura para crianças e jovens, lugar onde, dizem, ainda é permitido não ter medo. 1. “Livro livre”…
O "Gulag Angolano" (ii)
domingo, 25 de outubro de 2015 «25 de Abril»: a Fatal Derrocada (i) Escrito por José Dias de Almeida da Fonseca «P. - Em "África. A Vitória Traída", obra de V. Ex.ª e de outros três generais, pretende-se provar que a guerra em África não estava perdida. O livro foi discutido e criticado mais emocionalmente do que factualmente, ao que parece. E continua a sublinhar-se o elevado custo da guerra, as perdas de vidas, as de portugueses e guerrilheiros. Por outro lado, parece que a descolonização…
Cartazes do MFA
Estes são praticamente todos os cartazes editados pelo «MFA - Dinamização Cultural - Acção Cívica», nos anos de 1974 e 1975.